Facebook perde usuários mas mantém relevância no Brasil

As redes sociais mudaram a maneira das pessoas se conectarem e das marcas se comunicarem e oportunizaram às empresas a criação de relações mais próximas com o seu público. No entanto, o recente escândalo envolvendo o Facebook, uma das plataformas mais relevantes, gerou uma crise de imagem que afetou intensamente o seu número de usuários.

A favor da rede social, desenvolvida por Mark Zuckerberg, estão os diversos recursos que permitem uma imensa gama de interações. Entre eles, o aprimoramento das ferramentas para divulgação de vídeos, que vêm atraindo a atenção de diversos criadores de conteúdo nativos de outras redes, fatores que mantêm o Facebook em um patamar de suma importância para o público brasileiro. 

Confira a matéria publicada pela revista CENP sobre o assunto:

Usuários dos Estados Unidos deletam contas no Facebook

Pesquisa da Pew Research Center divulgada em setembro incida que um quarto do usuários do Facebook nos Estados Unidos deletou o aplicativo do smartphone nos últimos doze meses. A porcentagem dos que abandonaram o aplicativo dispara para 44% quando se foca apenas o grupo de usuários entre 18 e 29 anos de idade. Usuários com 65 anos ou mais de idade também abandonaram o aplicativo, mas em porcentagem menor – 12%.

Outras indicações de crescimento do desinteresse dos usuários do aplicativo apontadas pela pesquisa: 40% disseram ter parado de checar a rede social por diversas semanas. A pesquisa da Pew Research foi feita entre 29 de maio e 11 de junho, após revelações de que a agora extinta consultoria Cambridge Analytica coletou dados de dezenas de milhões de usuários do Facebook sem o conhecimento deles.

Depois do escândalo causado pelas revelações de uso indevido das informações, o Facebook atualizou suas configurações de privacidade e tornou mais simples o download dos dados armazenados pelo site dos usuários. A pesquisa constatou que 9% de usuários do Facebook baixou seus dados e que quase metade deles excluiu o aplicativo do celular, enquanto que 79% dos que permaneceram fizeram ajustes nas suas configurações de privacidade.

Brasil

Já no Brasil, pesquisa divulgada pela Mintel no final de agosto, sobre atitudes e hábitos no uso de mídias sociais, apurou que 22% dos brasileiros afirmaram ter deletado alguma conta de rede social no intervalo de doze meses, a contar de abril de 2017. A porcentagem entre os usuários de redes sociais com idade entre 18 e 24 anos que mencionaram ter deletado uma conta em rede social é um pouco mais alta, chegando a 27%. A amostra do levantamento da Mintel é de 1.501 usuários de internet com 16 anos ou mais, das regiões Sudeste (53%), Nordeste (20%), Sul (13%), Centro-Oeste (7%) e Norte (7%). A informação foi publicada no site Meio&Mensagem.

A pesquisa aponta também que 68% dos usuários de redes sociais acessam de duas a quatro redes diferentes diariamente; 83% dos respondentes mencionaram acessar o WhatsApp várias vezes ao dia; 62%, o Facebook e 50%, o Youtube. A pesquisa indica que 65% dos brasileiros usam as redes sociais como sua principal fonte de informação.

Já 68% dos respondentes afirmam que o conteúdo que mais chama a atenção é aquele postado ou compartilhado por amigos e familiares, enquanto 38% afirma que o conteúdo criado por marcas é o que mais têm interesse em acompanhar. O percentual é alto em relação a outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, 16% dos usuários de mídia social afirmaram se engajar com o conteúdo criado por marcas. Já 63% dos brasileiros entrevistados afirmaram seguir suas marcas preferidas nas redes sociais.

Fonte: Revista CENP

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