Abra a torneira do seu banheiro ou da sua cozinha agora. Se você tem uma torneira em casa ou no trabalho, e dela sai água potável, considere-se uma pessoa privilegiada.
De acordo com dados da ONU divulgados pelo Instituto Akatu (http://www.institutoakatu.org.br), das 3,3 bilhões das pessoas do planeta moram em áreas urbanas, 789 milhões delas vivem sem saneamento básico ou água potável.
Instituído em 1993, o Dia Mundial da Água é comemorado hoje, dia 22 de março. Mais do que uma data para ser marcada no calendário, é um convite para reflexão, para discussão e conscientização. É uma data para ser celebrada todos os dias, colocando em prática atitudes de consumo consciente.
Para lembrar algumas das ações que podemos praticar cotidianamente, compartilhamos algumas dicas do Instituto Akatu. Podem parecer simples demais, mas não é incomum que sejam esquecidas.
– Tome banhos mais rápidos. O problema não é o tempo de banho, mas se ensaboar com o chuveiro ligado. Se metade das famílias de uma cidade de 100 mil habitantes reduzisse o tempo de chuveiro aberto de 10 para 5 minutos no banho diário, economizaria água para abastecer toda a cidade por quase dois meses. E ainda pagaria uma conta mais barata.
– Fechar o chuveiro vale quatro meses de economia na conta. Se sua família diminuir o tempo de banho pela metade, ao longo de um ano, além de gastar menos água, você economiza quase quatro meses da sua conta.
– Escove os dentes de torneira fechada. Se a população do Recife aderisse, a água poupada em oito dias daria para um dia inteiro de Florianópolis.
– Não deixe torneiras pingando. O pinga-pinga em um ano significa mais de 16 mil litros de água desperdiçados. Lembre-se que você paga isso na sua conta de água.
Assim como essas dicas, o recado da D-SIGN também é simples: tire o Dia Mundial da Água do calendário e coloque no seu dia a dia.